O planejamento estratégico é um esboço do caminho que a empresa deve seguir com uma série de ações estratégicas. As quais devem ser desempenhadas por cada setor da empresa. Para que eles então, possa cumprir a sua missão e alcançar a sua visão de futuro.
Um planejamento estratégico é capaz de definir os objetivos de uma empresa e criar caminhos práticos para alcançá-los. Sendo assim, é uma ação fundamental para que o negócio gere valor para os clientes, funcionários e os stakeholders.
Esse plano ainda deve ser capaz de aumentar a produtividade da empresa. Além de, aumentar a capacidade dos colaboradores, melhorar a saúde financeira e gerar maior margem lucrativa. Organizando processos internos, de equipes e gestores.
Outra característica importante de um planejamento estratégico é a sua capacidade de gerar uma previsão de resultados. Ou seja, com ele é possível prevenir crises e ter de antemão um panorama do futuro da empresa.
O Planejamento Estratégico pode ser geral (para a empresa toda) ou pode variar de acordo com as áreas. Sendo assim, uma empresa pode ter: Planejamento estratégico Financeiro, Planejamento Estratégico de Marketing, Planejamento estratégico de Vendas, dentre outros.
O Planejamento Estratégico deve ser feito no início dos ciclos. Isto é, quando a empresa pretende iniciar um novo projeto, lançar um novo produto ou abrir uma nova área.
Além disso, ele pode ser feito no início do ano, ou início de semestres e trimestres (dependendo da organização da empresa e do tempo em que se quer ter resultados).
Tenha em mente que o plano inicial, com certeza, sofrerá mudanças ao longo do processo. Afinal, nem sempre o papel corresponde à realidade. Além disso, crises e imprevistos podem acontecer.
Portanto, a equipe responsável deve ficar de olho na mensuração de resultados e nos pilares do planejamento estratégico. Caso seja necessário terá que fazer as mudanças adequadas. Mas quando fazer isso?
Alguns projetos devem ser revisados de acordo com o seu período de duração. Por exemplo, projetos elaborados para o período de 1 ano devem ser revisados a cada trimestre. Uma maneira prática de fazer isso é dividir o período em, pelo menos, 4 ciclos e revisar o projeto de tempo em tempo.
A mudança é importante para que ajustes sejam feitos, sem prejudicar o alcance da meta. Outra importância da revisão é o fato de poder acompanhar a mensuração de resultados e gerar uma previsão para o prazo final.
A ideia de ter que mudar um Planejamento Estratégico não deve desanimar a equipe. E muito menos desqualificar esse passo tão importante para a gestão organizacional.
Afinal, isso faz parte do jogo e só tende a melhorar ainda mais os resultados. Por outro lado, não fazer um planejamento estratégico significa encaminhar a empresa para uma falência ou crise grave.
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