Como consultar o SCR?
Foi negado na solicitação de cartão, financiamento ou empréstimo? Talvez seja porque o seu nome esteja “sujo” no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR).
O que é SCR?
Diferente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e do Serasa, o SCR é um serviço do Banco Central, um sistema de banco de dados no qual todas as informações de operações de crédito de pessoas físicas e jurídicas são armazenadas.
O SCR permite que a instituição faça uma melhor avaliação de riscos antes de fornecer alguma operação de crédito. Dessa forma, o banco analisa sua situação dentro desse sistema para decidir liberar ou não um serviço.
Ou seja, quando você solicitar algum produto ou serviço financeiro do mercado, como cartão de crédito, empréstimo, financiamentos e outros, a instituição financeira poderá consultar o sua situação no SCR na análise de crédito, desde que tenha a sua autorização.
Como consultar o SCR?
- Entre no site do Banco Central;
- Selecione uma das opções “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”;
- Selecione uma das opções de credenciamento, neste caso, utilizamos o Internet Banking;
- Clique em “Obtenha frase de segurança”;
- Preencha seus dados pessoais e a instituição financeira;
- Copie a frase de segurança (a sua frase é válida por 48 horas. Caso você não a valide nesse período, deverá gerar uma nova);
- Acesse o Internet Banking da sua instituição financeira;
- Procure a opção “Registrato” e clique em “Validar”;
- Cole a frase de segurança e valide a frase de segurança;
- Pronto, agora você já pode consultar as informações que o banco registrou de você.
Outra forma de consultar o SCR é por meio das Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente ou por correspondência, conforme orientações do site.
Vale ressaltar que pelo SCR é possível visualizar a situação de todas as operações existentes, estejam elas em atraso ou não.
Como contestar as informações do SCR?
As instituições financeiras são responsáveis por enviar as suas informações ao banco de dados, porém, caso você encontrar alguma irregularidade, poderá contestar de três formas:
- Entrar em contato com a instituição responsável e pedir a correção da informação;
- Se não houver acordo, registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central;
- Pedir a correção por meio de ação judicial.
Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o prazer em te ajudar 😉